Instituto Elos é uma organização que há 20 anos atua na formação de lideranças sociais e mobiliza comunidades fortalecendo seus potenciais, aumentando o pertencimento e promovendo o protagonismo individual e comunitário.

O Projeto Plantar é uma iniciativa que vem sendo estruturada com apoio do Instituto Elos, reunindo pessoas de áreas próximas da Região do Campo Belo, que têm o compromisso de promover ações locais de desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental.

Para isso , lançamos um edital para apoiar iniciativas  comunitárias com base em Diagnóstico  de Potencial de Atuação.

DIAGNÓSTICO DE POTENCIALIDADES

Conhecer as pessoas que inspiram seu bairro, os desafios e oportunidades que o local apresenta, é o primeiro passo para a construção de uma jornada, que parte da ideia de fazer com todo mundo junto. 

EDITAL SEMEAR

O Edital Semear para a Região do Campo Belo está apoiado nos seguintes valores: 

  1. Valorização dos potenciais locais: escuta atenta às pessoas, respeito por suas histórias, reconhecimento dos seus talentos e evidenciar  seus sonhos e seus desejos.
  2. Fortalecimento das relações entre as diferentes atuações da região: quanto maior a confiança que se tem nas outras pessoas e nas organizações locais, maior é o potencial de desenvolvimento e abundância.
  3. Estímulo ao protagonismo cidadão: pessoas que assumem responsabilidades, tornando conscientes de seus papéis na construção de soluções para seus desafios. 

Para efeito do Edital Semear estamos considerando como a Região do Campo Belo, em Campinas, os bairros consolidados da região:

Jardim Campo Belo, Campo Belo II Continuação, Campo Belo III, Continuação, Cidade Singer, Jardim São João, Jardim Marisa, Jardim São Domingos, Vila Palmeiras, Núcleo Residencial Vila Nilza, Núcleo Residencial Ulisses Guimarães, Campituba, Palmeiras/FEPASA, Marisa, Marisa I, Marisa II Continuação, Jardim Fernanda, Fernanda I, Fernanda II/Itaguassú, Campituba/Lenira, Campituba, Puccamp/Jardim Canaã, Dom Gilberto, Jardim Santa Maria II, Comunidade Menino Chorão, dentre outros).

Assim como inclui também assentamentos em fase de regularização fundiária, bem como ocupações urbanas pré-existentes.

Reconhecer o desafio a ser resolvido é o primeiro passo entender qual o motivo da sua ação. Além disso, é preciso descobrir qual o sonho  você imagina quando seu projeto estiver funcionando lá no futuro.  É essa visão que vai conseguir mobilizar mais pessoas e parcerias.  

Indepedente de ser uma ideia ou iniciativa já em andamento, é importante saber estruturar um projeto para dar clareza tanto para voceê sobre suas motivações, quanto para conseguir apoios e parcerias, ou mesmo, para a inscrição em edital. 

OFICINAS  DE PROJETO

  1.  O que são objetivos gerais e específicos; quem é o público-alvo; porque e para quê o projeto deve acontecer; como fazer um plano de atividades. 
  2.  Como elaborar um orçamento; como montar um cronograma de atividades; quais são os resultados esperados. 
  3.  Como fazer a apresentação de um projeto para uma banca de avaliação.
Saiba que a presença de 75% nas oficinas virtuais contará pontos na avaliação final dos projetos para o Edital Semear.

O EDITAL SEMEAR quer impulsionar projetos sociais das lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil e coletivos que contribuam para melhorar a vida em comunidade e promover um futuro positivo para a Região do Campo Belo, em Campinas-SP. 

O EDITAL irá selecionar no total 03 projetos sociais. Cada projeto selecionado receberá:

  • Recurso financeiro de até R$ 10 mil por projeto.
  • Formação do Instituto Elos para lideranças.
  • Mentoria voluntária do Projeto Plantar.
 

Podem se inscrever no EDITAL novas iniciativas que não tenham feito ações locais, assim como, projetos já existentes que necessitem de um novo impulso para ampliar seus resultados. 

O EDITAL não irá selecionar projetos que tenham caráter político partidário e/ou religioso (Exemplo: apoio na construção de igrejas, sede de partidos políticos, promoção de evento religioso, comício político, ou similares). 

O EDITAL é focado em projetos que aconteçam na região do Campo Belo e que tenham como público-alvo as comunidades e residentes da área, 

Envie sua mensagem para a equipe do Edital Semear 19 99721-8629

Conectamos pessoas, comunidades, governos e empresas para aprendermos juntos a realizar o melhor mundo para todo  mundo. teste

Contato

INSTITUTO ELOS
Rua Marechal Hermes 37
Boqueirão, Santos – SP
BRASIL

+55 13 2138-4390
elos@institutoelos.org

Assine nossa Newsletter

doe

Sua contribuição leva nossa educação social para jovens e comunidades do Brasil e do mundo.