Escolha uma Página

Seja a mudança que o mundo precisa.

Seja GSA.

Pautado nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS), o Guerreiros Sem Armas é um curso internacional que desenvolve pessoas para liderar organizações e comunidades a partir do diálogo e da colaboração, formando anualmente 60 lideranças para agir em um movimento sustentável em resposta aos desafios sociais e econômicos.

Seja uma liderança mobilizadora

Desenvolva competências para exercer uma liderança inventiva e inovadora, capaz de mobilizar talentos e recursos, acolhendo diversidade de opiniões para estimular a inteligência coletiva por meio do diálogo empático.

Viva uma jornada de autoconhecimento

O GSA propõe uma experiência reveladora em ambiente seguro, onde você vai experimentar a libertação de crenças limitantes e desenvolver confiança nos seus talentos para libertar o seu potencial de transformação.

Deixe um legado transformador

Durante o programa você vai aprender como produzir impacto positivo e transformação social por meio de uma metodologia própria, prática e comprovada, com inúmeros cases de sucesso espalhados pelo mundo.

Faça parte de uma rede diversa e global

Participe de uma comunidade internacional diversa, com mais de 600 lideranças apaixonadas por desenvolver iniciativas de transformação nos 3 setores (corporativo, governamental ou sociedade civil).

Realizado desde 1999 pelo Instituto Elos, o GSA é para quem busca:

Desenvolvimento comunitário

Transição de carreira
Projetos ESG
Rede de networking

Empreendedorismo social

Liderança empresarial

Gestão pública

O que você vai aprender?

  • Aplicação de estratégias para promover cooperação em grupos divergentes.
  • Desenvolvimento de visão sistêmica em grupos, com o uso de escuta ativa.
  • Planejamento e materialização de ideias e iniciativas.
  • Desenvolvimento de senso de equipe e redução de tensões sociais.
  • Desenvolvimento de percepção sensorial, intuitiva e afetiva.
  • Auto-aprendizado e práticas de desenvolvimento contínuo.
  • Auto-observação para reconhecimento de seus potenciais individuais e ampliação dos próprios limites.
  • Uso da inteligência coletiva para lidar com cenários desafiadores.
  • Construção de confiança em si e nas outras pessoas.
  • Proatividade para a ação rápida.
  • Desenho de projetos colaborativos.
  • Desenvolvimento do pertencimento em grupos.
  • Uso da inteligência coletiva para lidar com percepções e sensações desafiadoras.
  • Práticas de cuidado ambiental.
  • Propagação de visão e de futuros positivos.
  • Mobilização de pessoas e de recursos financeiros em benefício de causas comuns.
  • Transformações sociais reais, com materialização de sonhos comunitários na prática da Metodologia Elos.

Quais os resultados esperados?

Eu comigo

Maior clareza dos seus objetivos e compreensão sobre como usar seus talentos e conexões para ampliar o potencial de transformação na sua vida, no seu entorno ou até no mundo.

Eu com outras pessoas

Fortalecimento do senso de pertencimento em seus grupos, desenvolvendo diálogo efetivo em contextos de diferenças socioeconômicas e culturais ou divergências de ideias.

Eu com o mundo

Compreensão e desenvolvimento do seu papel como agente protagonista de ações de transformação, em especial quando orientada para causas que ultrapassam a noção de individualidade.

Comunidade GSA

GSAs formados

Países

Edições

Locais impactados

 O que é Metodologia Elos e onde aplicá-la?

A Metodologia Elos é constituída por 7 passos:

Ela está sendo aplicada há mais de duas décadas, nos seguintes contextos:

Ela está sendo aplicada há mais de duas décadas, nos seguintes contextos:

 O que é Metodologia Elos e onde aplicá-la?

A Metodologia Elos é constituída por 7 passos:

treinar OLHAR para a abundância no lugar da escassez, desenvolver AFETO no lugar do julgamento, valorizar o SONHO para impulsionar mudanças, praticar o CUIDADO colaborativo ao projetizar, realizar um MILAGRE colocando mãos na massa para transformar, CELEBRAR conquistas coletivas e construir uma RE-EVOLUÇÃO que continuamente impulsione o melhor mundo.

Ela está sendo aplicada há mais de duas décadas, nos seguintes contextos:

Governos

Criação de políticas públicas e ações de interesse coletivo que promovam o bem-estar do convívio em sociedade.

Empresas

Desenvolvimento de territórios e comunidades do entorno com base no diálogo e na mobilização comunitária.

OSCs

Mobilização comunitária e ações de transformação ou construção de espaços comunitários de forma colaborativa.

Territórios

Apoio para mobilização e diálogo, construção de planos e projetos de desenvolvimento para o território.

Como funcionam os módulos GSA:

O GSA é uma experiência que acontece ao longo de cerca de 12 meses, com 4 módulos que totalizam mais de 500 horas de práticas: são 3 módulos online na nossa plataforma EAD e uma Imersão presencial em Santos/SP para vivências práticas.

Leia mais sobre os módulos aqui ou clique no botão para baixar o PDF com os detalhes do processo seletivo e dos módulos.

Caminho do sim

21 horas ONLINE (entre out-abril)

Após finalizadas as etapas da pré-inscrição, inicia o Caminho do Sim: um processo de desenvolvimento pessoal que é eliminatório. Ou seja, ao final, indicará se a pessoa será selecionada para seguir para os próximos módulos. Os participantes recebem acesso a uma plataforma de jogos exclusiva para desenvolverem-se em três níveis de relações: eu comigo, eu com as outras pessoas, eu com o mundo. Cada processo é acompanhado de perto por uma equipe experiente, que estuda o seu desempenho no jogo e provê uma devolutiva personalizada sobre seu desenvolvimento.

Jogo da abundância

21 horas ONLINE (até junho)

Ainda finalizado online esenvolvimento das habilidades de mapeamento de redes e mobilização de recursos, a partir do aprendizado de estratégias individuais e coletivas. Durante este processo, são aprimoradas as capacidades de mobilização de recursos e redes para a materialização de um projeto, o resultado prático é a mobilização dos recursos necessários para viabilizar a sua participação no programa. Um time experiente apoia o percurso, com análise dos projetos, mentoria individual e contribuição nos roteiros de captação.

Imersão GSA

De 2 a 29/7/2024 – PRESENCIAL em Santos/SP

Principal momento do programa, é uma vivência presencial onde acontecerão aulas teóricas e práticas. Serão utilizadas tecnologias sociais como world café e open space, jogos cooperativos, teoria e prática sobre Comunicação Não-Violenta, além de práticas da pedagogia indígena brasileira, realizadas na natureza. Participantes aprenderão a Metodologia Elos e recebem capacitação para aplicar o Jogo Oasis, enquanto atuam em territórios em situação de vulnerabilidade social, materializando os sonhos de pessoas reais.

Caminho da expansão

108 horas ONLINE (ago-dez)

Momento de aprofundar o conhecimento adquirido e fortalecer a sua atuação na construção do melhor mundo que podemos sonhar. A plataforma online volta a ser usada e serão disponibilizados vídeos, artigos e encontros online com especialistas de diferentes áreas. Nesse momento, participantes ganham acesso também a uma rede de mentoras e mentores, e integrantes de outras edições, onde é incentivada a troca e compartilhamento das experiências para a transformação global com o poder da rede.

Veja tudo o que está incluso no programa

Pedagógico online
  • Acesso à plataforma exclusiva de jogos desenvolvidos pelo Instituto Elos, onde há todo o conteúdo de vídeos, artigos, publicações, atividades, estudos de casos e ferramentas para desenvolver suas habilidades.
  • São 220h de formação online, incluindo roteiros de estudo; encontros de comunidades de prática e desafios coletivos.
  • Acompanhamento de todas as atividades online por profissionais qualificados, mentoria durante o processo e feedbacks pontuais sobre suas entregas.
  • Você se tornará parte de uma comunidade de aprendizagem global, presente em mais de 50 países.
Pedagógico presencial
  • Período de Imersão nos territórios, liderada por uma equipe de profissionais qualificados para ministrar as horas de formação in loco.
  • Inclui todo o material didático e os profissionais necessários, palestrantes, facilitadores e outros convidados para apresentar o conteúdo teórico e prático do programa.
  • Durante esse período, são diversas diárias de expedições de aprendizado e prática em até 3 territórios reais, com facilitação realizada por uma grande equipe de profissionais qualificados.
  • Inclui também toda a estrutura necessária para explorações e aprendizado com vivências práticas próprias de comunidades ancestrais, com o líder indígena Kaká Werá.
  • Inclui algumas aulas especiais com palestrantes convidados, além de eventos preparados para os participantes e territórios, e mais algumas surpresas!
  • Acompanhamento dos territórios por um período estimado de 6 meses após o programa, com reuniões e mentorias para os projetos desenvolvidos no local.
Estrutura e logística
  • Acomodação dos participantes e de toda a equipe de profissionais envolvidos no programa durante toda a Imersão, em espaço de convivência coletiva com estrutura para acomodar todas as atividades.
  • Toda a alimentação durante os dias de imersão (3 refeições diárias, eventuais coffee breaks etc), sendo primordialmente ovolactovegetariana.
  • Todos os transportes terrestres propostas para realização das atividades durante o período de Imersão.
  • Toda a estrutura audiovisual para as aulas, palestras e eventos.
  • Produção, realização e logística de alguns grandes encontros/eventos durante o período da Imersão, incluindo transportes e alimentação para toda a equipe necessária, participantes e convidados dos territórios.
  • Profissionais e transportes necessários para realizar todo o processo de seleção e a preparação dos territórios para receber os Guerreiros Sem Armas, previamente ao início da Imersão.
  • Acompanhamento de equipe especialista em primeiros socorros durante algumas expedições, para maior segurança e tranquilidade de toda a equipe.
*Não incluso
  • Passagens aéreas para chegar à Santos para a Imersão.
  • Visto e/ou passaporte para viagem.
  • Translado do aeroporto ou rodoviária até o alojamento e vice versa na chegada e saída do período de Imersão.

Confira os depoimentos e falas de participantes

Renata Castro (GSA 2022)

Apesar de não acompanhar tão de perto, eu já tinha referências muito positivas do trabalho do Instituto Elos. Eu buscava meios e ferramentas que pudessem contribuir com meu desenvolvimento profissional, rumo à reorientação da minha carreira para a área de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e à estruturação de um projeto pessoal de mesmo cunho. Identifiquei no programa uma plataforma que entrega muito mais que isso: um meio de autodesenvolvimento, metodologias e ferramentas especializadas, práticas direcionadas e acompanhamento de profissionais com expertise no assunto.

Tina Onah Udofia

Eu gostaria muito de recomendar este programa a quem estiver interessado em Liderança, inovação social e desenvolvimento comunitário.
As metodologias utilizadas são técnicas sociais inovadoras que ajudarão a impactar todas as dimensões de sua vida: pessoal, profissional, social e psicológica. Os benefícios serão para toda a vida. Com imensa alegria em meu coração reitero que o mês que passei em Santos foi imensamente transformador e memorável.

Investimento

VALOR POR PARTICIPANTE:

De 12 x R$ 1.750

Por 12 x R$ 1.237*

*Este desconto é possível graças ao generoso subsídio de pessoas e organizações parceiras do Instituto Elos, que investem na formação de uma nova geração de lideranças em todo o mundo.

Leia abaixo sobre a política de bolsas e descontos, que visa garantir a diversidade cultural e social – um dos pilares da experiência do GSA.

Conheça nossa política de bolsa

A justiça social e a diversidade são valores fundamentais para nós, e o GSA foi concebido para contemplar a maior diversidade de pessoas e realidades unidas em torno de propósitos comuns. Trabalhamos muito para que possam participar todas as pessoas que se identifiquem com o curso e demonstrem compromisso social e potencial para liderar, independente de contexto socioeconômico. Leia os detalhes na guia do curso.

A concessão de bolsas se dará para pessoas altamente engajadas na proposta do GSA, seguindo critérios de justiça social e priorizando pessoas de territórios, peles e culturas historicamente marginalizadas.

Não sabe se tem o perfil para conseguir bolsa?

Um dos módulos do GSA se chama “Jogo da Abundância”. Esta experiência frequentemente é relatada como uma das mais importantes para as pessoas que cursam o GSA, afinal, você que quer mudar o mundo já vai aprender a trabalhar com um dos maiores desafios que encontrará no seu caminho: mobilizar pessoas e recursos para que a transformação aconteça. 

Nesta etapa, nós vamos te guiar em um processo de mapeamento e mobilização da abundância de recursos que você pode acessar para viabilizar a sua participação no programa. 

Te convidamos a dar um passo de coragem: faça sua inscrição e se jogue no processo! Na jornada você pode descobrir que o “impossível” não existe. Estaremos ao seu lado e reforçando nosso compromisso em te mostrar esse caminho e viabilizar sua participação.

Perguntas frequentes sobre o GSA

Por que preciso pagar para participar do curso?

Toda uma equipe de profissionais trabalha por 12 meses para que você receba uma formação de excelência no GSA. O pagamento custeia a remuneração dessa equipe mais toda a produção de materiais didáticos, plataforma online, palestrantes externos, alojamento, transporte local e alimentação, além de diversos itens que podem ser encontrados acima na seção “veja tudo o que está incluso no programa”. 

No entanto, nem todos os custos do programa serão pagos pelos participantes! Quando você é uma das pessoas aprovadas no processo seletivo para o GSA, isso significa que o Instituto Elos também decidiu investir em você, e acreditamos que a sua vinda ao GSA beneficiará você e muito mais gente – incluindo os territórios anfitriões do programa. Por isso, nós mobilizamos recursos financeiros durante o ano todo, por meio do trabalho da nossa equipe e também de doações de organizações, para que toda pessoa possa pagar um valor subsidiado inferior ao custo do programa e, inclusive, com opções de bolsas (veja na seção “investimentos e bolsas”)! Além disso, temos um módulo de apoio à mobilização de recursos (Jogo da Abundância), o que significa que nossa equipe especialista em captação de recursos vai te fornecer conhecimento e mentorias, e estar junto com você buscando formas de tornar viável a sua participação.

O GSA é um programa de voluntariado?

Não, o GSA é uma formação internacional em liderança mobilizadora, um curso com atividades que unem teoria e prática, composto por quatro módulos. Possui carga horária equivalente (frequentemente maior) que os cursos comuns de pós-graduação, com o diferencial de que aqui você aprende principalmente pela experiência e vivência prática. As atividades realizadas nos territórios são uma estratégia para aprender de forma viva, em imersão em uma realidade que vai encantar e desafiar você. E nesse contexto você aprenderá a aplicar a Metodologia Elos, com a condução de uma equipe de profissionais experientes. 

Como posso solicitar bolsa?

Primeiro passo é ler os critérios na seção “investimentos e bolsas” e entender se você atende aos que estabelecemos como prioridade. O segundo passo é participar ativamente do Jogo da Abundância, nosso módulo criado para auxiliar na captação de recursos para a participação no programa – com mentoria da nossa equipe especialista em captação de recursos, que estará junto com você buscando formas de tornar viável a sua participação. Muitas vezes nos surpreendemos com a nossa capacidade de mobilizar nossa rede! 

Além disso, durante esta etapa você poderá também solicitar o nosso formulário de bolsa.

Tenho as minhas convicções religiosas, preciso abrir mão delas para participar do programa?

Você não precisa abrir mão dos seus valores e convicções, mas precisa participar das atividades do programa, sejam elas danças circulares, jogos e rituais indígenas, rodas ou partilhas ao redor do fogo. Se você acredita que sua participação em alguma destas atividades te deixará desconfortável, por motivo religioso ou qualquer outro, o GSA não é um programa adequado para você.

Quais são os pagamentos que preciso fazer para participar do curso?

Para realizar o primeiro módulo do programa, o Caminho do Sim, é necessário pagar uma pequena taxa de R$150, que será descontada do restante do pagamento pendente assim que a pessoa participante evoluir para o próximo módulo (Jogo da Abundância). Neste segundo momento, os participantes receberão o Plano de Pagamento e cada participante poderá propor a alteração desse Plano de Pagamento caso necessário. Em ambos os momentos, é possível fazer solicitações de bolsas parciais ou integrais. Leia mais sobre os valores do programa sob o título acima “investimentos e bolsas”.

Por que o curso tem o custo de R$ 21.000?

Entendemos que o custo total pareça alto e sabemos que pode estar fora das suas capacidades, por isso oferecemos um subsídio de 30% e também algumas facilidades financeiras (veja a seção sobre “investimentos e bolsas”).

Levando em consideração tudo o que está contemplado no programa, em comparação com outros cursos similares em carga horária, acreditamos que o valor é justo. Veja tudo o que o programa contempla na lista que pode ser encontrada acima, debaixo do título “veja tudo o que está incluso no programa”.

Como sabemos que o custo do programa pode parecer estar fora das suas capacidades, temos um módulo do curso focado especificamente no apoio à mobilização de recursos (Jogo da Abundância), momento em que você vai aprender sobre como viabilizar recursos, com mentoria da nossa equipe especialista em captação financeira, que estará junto com você buscando formas de tornar a sua participação possível.

Este curso tem um conteúdo religioso?

Não temos conteúdo religioso, nem vínculo com nenhuma religião específica. Acolhemos e celebramos uma pluralidade de crenças, expressões e práticas culturais e espirituais em um ambiente de respeito.

Ainda assim, vale esclarecer que como parte da proposta pedagógica, a etapa da Imersão apresenta práticas de rituais inspirados nas culturas indígenas, com cantos e danças tradicionais, oferecidos por uma importante liderança indígena, Kaká Werá, que é parceiro do programa. Também praticaremos danças circulares de origens diversas como forma de iniciar nossos dias e atividades celebrando nossa comunidade. Confiamos nas danças circulares como instrumentos para repensarmos e reposicionar formas de sociabilidades e de práticas culturais. Elas nos apresentam possibilidades afetivas, subjetivas e educativas para a construção de uma cultura da paz, por meio da comunhão e da confraternização de corpos que interagem em um movimento comum, ritmado e harmonioso.

Como funciona o processo de seleção?

O processo de seleção acontece após o Caminho do Sim, que é uma etapa de desenvolvimento pessoal por meio da qual também realizamos a seleção de participantes que poderão prosseguir para a etapa de Imersão, onde só há vagas para 60 participantes. Conheça mais sobre as etapas de Caminho do Sim, Imersão e outras na seção “como funciona” acima.

Ainda tem dúvidas?

Veja a lista completa de perguntas e respostas para que você possa ter certeza do seu investimento no programa!

Pré-inscrição

Nossos processos seletivos são anuais e acontecem de outubro do ano anterior até março do ano de realização do programa.

Preencha o formulário para ficar por dentro das próximas datas e detalhes.

Se você está comprometido com sua transformação pessoal e quer colocar as mãos na massa para ser parte da mudança em busca do melhor mundo, nós queremos muito te conhecer. O que acha?